5G: Brasília será a primeira capital a ter a rede em funcionamento na telefonia móvel

Os moradores aqui do DF vão poder fazer uso pela primeira vez da tecnologia 5g na telefonia móvel

O anúncio foi feito pela vice-presidência da Anatel durante evento tecnológico em são Paulo. O sinal já vai ser liberado nesta quarta-feira, dia 6 de julho. O edital do leilão do 5g lançado em novembro de 2021 previa para o fim deste mês o atendimento para todas as capitais do pais. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia da Covid-19 provocaram atrasos no cronograma.

Atualmente, no Brasil, o 5G compartilha essa faixa de transmissão com o 4G, isso faz com que o 5G não seja pleno. A partir de quarta-feira a faixa de transmissão passa a ser totalmente dedicada a essa tecnologia o que vai garantir maior acesso aos aplicativos e maior velocidade na transmissão de áudios e vídeos.

Segundo a Anatel, o serviço vai está disponível em 80% da capital, principalmente no Plano Piloto. A tecnologia vai funcionar apenas em celulares mais recentes, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi e Motorola. Ao todo, 67 celulares que suportam o 5G foram homologados pela agência.

A expectativa é que o serviço seja garantido nos atuais planos das operadoras, sem cobrança extra. As empresas autorizadas a utilizar a frequência 5G são Claro, TIM e Vivo. É previsto que as próximas capitais a terem a tecnologia liberada, mas ainda sem data definida, vão ser Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Já o prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais brasileiras passou para 29 de setembro.

Por: Ernandes Almeida

Foto: Frederik Lipfert/Unsplash

Fontes: G1 e CNN