ANS suspende comercialização de 12 planos de saúde

Por Ernandes Almeida 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a comercialização de 12 planos de saúde e você precisa saber se algum deles é o seu. A lista foi divulgada na segunda-feira.

A decisão foi tomada devido as reclamações relacionadas à cobertura assistencial. As queixas são do terceiro trimestre deste ano. No período de 1º de julho a 30 de setembro foram analisadas 34.133 reclamações.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o objetivo da suspensão é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento. Ainda segundo a ANS, 55.197 beneficiários dos 12 planos suspensos ficam protegidos com a medida. E a proibição da venda já começa a valer na sexta-feira.

As operadoras com suspensão são as seguintes: SAÚDE SIM com seis planos suspensos. ORALCLASS ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA com quatro planos suspensos. Já as operadoras UNIMED DO SUDOESTE COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO e SANTA HELENA ASSISTÊNCIA MÉDICA S.A, ambas, tiveram um plano suspenso.

Apesar da suspensão, fica permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados. A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

Além das suspensões, no terceiro ciclo a ANS também divulgou a lista de planos que podem voltar a ser comercializados. A relação completa pode ser consultada no endereço eletrônico gov.br/ans

Foto: BrianAJackson/Thinkstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *