Aumenta o uso de cartões que facilitam a integração nos transportes

Cartões mobilidade e vale-transporte permitem que os passageiros façam integração entre os transportes coletivos no DF. Ambos tiveram um aumento na sua procura, são mais de 800 mil pessoas utilizando o serviço.

Por Rebeca Rabêlo

Segundo dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade houve o aumento de 8% na ativação dos cartões de vale-transporte (VT), em relação a dezembro de 2020. Fechando 2021 com o total de 642 mil cartões VT ativos.

Já o cartão mobilidade aumentou em 16% em relação ao total do ano anterior. Atualmente, o sistema registra mais de 796 mil cartões ativos. O Cartão Mobilidade é aquele que pode ser usado por qualquer cidadão, e junto com o vale-transporte, permite que o passageiro utilize os benefícios da integração, o que não é possível para quem paga a passagem em dinheiro.

A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus, estações do metrô e nos terminais rodoviários do Distrito Federal. O valor máximo da passagem integrada para quem utiliza cartão é de R$ 5,50, mesmo que seja empregado em trajetos de diferentes preços.

Com os cartões, em vez de pagar duas ou três passagens, a pessoa pode fazer até três embarques em sentido contínuo e no prazo máximo de até três horas entre o primeiro e o último embarque. Sendo assim, é possível combinar parte da viagem para pegar um microônibus e, em seguida, pegar o metrô ou BRT para completar a viagem.

Para adquirir ou recarregar os cartões, os usuários podem ir pessoalmente a um dos mais de 120 pontos do BRB Mobilidade espalhados por todo o DF ou de forma virtual por meio do aplicativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.