Campanha da Fraternidade 2020 traz Santa Dulce como inspiração

CNBB pede empatia e cuidado com o próximo 

A campanha da Fraternidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é lançada desde 1964 ,  tradicionalmente na quarta-feira de cinzas.

Este ano, a campanha faz uma homenagem a Irmã Dulce, a freira baiana que se tornou Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019. Irmã Dulce, morreu em 1992 aos 77 anos. Foi  a primeira brasileira reconhecida como Santa pelo Vaticano.

A freira dedicou a vida ao trabalho de caridade  com os pobres e doentes. Fundadora da primeira organização operaria católica da Bahia, a União Operária São Francisco, em  1936. Ficou conhecida mundialmente como “Anjo Bom da Bahia”, quando recolhia doentes pelas ruas de Salvador.

A Cerimônia ocorrerá na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, localizada na Asa Sul, às 10h.

Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Fraternidade e Vida: Dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”, a empreitada, segundo a CNBB, propõe a conscientização e o zelo a cerca da vida humana, como esclareceram abaixo.

“A CF 2020 tem por objetivo conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Para auxiliar e aprofundar a temática, a Arquidiocese de Brasília vai realizar mais um “Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade 2020” no dia 29 de fevereiro, das 08h30 às 13h, no Auditório Central da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul.

A Comissão Executiva da CF 2020 já disponibilizou os materiais que vão subsidiar a vivência e a divulgação da Campanha nas Dioceses, paróquias e comunidades. O material pode ser adquirido na loja Edições CNBB, no endereço: https://www.edicoescnbb.com.br/campanha-da-fraternidade-2020.

 

*Com informações da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *