Casamento Comunitário: inscrições começam nesta quinta-feira (3)

A cerimônia será no dia 10 de abril, organizada pela Sejus com apoio de instituições parceiras e voluntários

Os casais que desejam oficializar a união na 2ª edição do Casamento Comunitário de 2022, marcada para o dia 10 de abril, podem fazer a inscrição a partir desta quinta-feira (3). Para participar, os noivos devem entregar a documentação presencialmente em um dos pontos indicados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus): Na Hora da Rodoviária ou Praça dos Direitos da QNN 13 – Ceilândia Norte. As inscrições seguem até 8 de março.

Nesta edição, serão formalizadas 30 uniões. No entanto, o número de inscrições poderá chegar a 50 para formação de um cadastro reserva caso haja desistência ou a anulação do processo seletivo de casais inscritos. Os interessados devem cumprir quatro etapas do processo de seleção: inscrição, análise das documentações, participação no encontro preparatório e cerimônia de casamento.

“Já começamos os preparativos para mais um Casamento Comunitário! Estamos ansiosos para conhecer os casais, que decidiram compartilhar com a gente esse momento tão especial de suas vidas”, destaca a secretária da Sejus, Marcela Passamani. “É uma honra para todos nós ajudar a realizar o sonho dessas famílias”, completou.

O Casamento Comunitário é um programa de governo que tem como objetivo estimular o direito à convivência familiar e garantir os direitos civis da família como núcleo social básico de acolhimento, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. A cerimônia é organizada pela Sejus, com o apoio de instituições parcerias e voluntários.

Confira a lista de documentos necessários para se inscrever:

*Original da Carteira de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
* Se solteiro, original da Certidão de Nascimento;* Se divorciado, Certidão de Casamento com averbação do divórcio, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da Certidão de Nascimento ou documento com o nome do cartório de registro de nascimento, número do livro e folhas;
* Se viúvo, Certidão de Casamento com a pessoa falecida, Certidão de Óbito da pessoa falecida, formal de partilha contendo a petição inicial, a sentença e o trânsito em julgado e cópia da Certidão de Nascimento. Caso a pessoa divorciada ou viúva não tenha promovido a partilha de bens, deverá casar-se pelo regime de separação legal de bens, de acordo com o Código Civil;
* Original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
* Comprovante de residência original do último mês de referência no nome do noivo e da noiva, ou declaração de residência de próprio punho por cada indivíduo;
* Declaração de hipossuficiência de renda, nos moldes do Anexo I do edital;
* Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital (Anexo II do edital);
* As testemunhas deverão apresentar cópia e original de RG, CPF, Certidão de Nascimento (se forem casadas) e Certidão de Casamento com averbação de divórcio (se forem divorciadas). As testemunhas que se farão presentes no cartório não serão as mesmas do dia da cerimônia.

Cronograma

Período de inscrição: de 3 a 8 de março;
Divulgação da lista dos casais contemplados para o casamento comunitário: 9 de março;
Entrega das documentações no(s) cartório(s): 10 e 11 de março;
Encontro preparatório, esclarecimentos e ensaio geral do Casamento Comunitário: 8 de abril;
Cerimônia: 10 de abril

Fonte: Sejus

Por: Redação

Foto: Jhonatan Vieira

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