Correr maratonas rejuvenesce artérias em 4 anos, diz pesquisa

Pesquisadores ingleses conseguiram aferir o quanto o treinamento para uma prova longa faz bem para o coração de atletas iniciantes

Os benefícios da corrida para o coração são conhecidos há bastante tempo. Agora, um estudo feito por pesquisadores do Barts e University College London conseguiu aferir o quanto um treinamento para completar uma maratona – prova de 42,1 quilômetros – faz bem para o coração de um atleta iniciante.

Os cientistas fizeram testes físicos com 138 corredores que estavam se preparando para completar a Maratona de Londres, uma das provas mais famosas do mundo. A faixa etária dos atletas variava entre 21 e 69 anos, sendo metade deles homem e metade, mulher.

Entre os primeiros exames e os últimos, realizados dois meses depois da prova, foi possível perceber melhorias significativas no sistema cardiovascular relacionadas à pressão arterial e à saúde dos vasos sanguíneos dos corredores. De acordo com os autores do trabalho, o sistema cardiovascular dos atletas rejuvenesceu em até 4 anos, o que, de maneira geral, reduz o risco de ataques cardíacos e de derrames.

Outra conclusão, que pode servir de incentivo para quem ainda resisti aos exercícios físicos, é que os mais beneficiados são justamente os mais velhos e mais lentos. (Com informações da BBC Brasil)

Érica Montenegro / Metrópoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *