DF recebe encontro de bonecos mamulengos até sexta-feira (26)

Além das brincadeiras com os mamulengos, quem for ao local vai contar com outras atividades

É o 2º Encontro de Mamulengos no Distrito Federal. O evento gratuito é uma parceria entre o Governo local com a Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB) e acontece no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.

Além das brincadeiras com os mamulengos quem for ao local vai contar com mesas temáticas, oficinas e uma roda de conversa. Os debates terão como ponto de partida o Plano de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no DF, publicado em 2020.

O encontro também será marcado pelo lançamento do Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, elaborado com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O teatro de bonecos popular do Nordeste foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão, do (Iphan), em março de 2015

A área de abrangência do bem cultural engloba os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A inclusão do DF, segundo o Iphan, se deve à grande influência da cultura nordestina na capital do país.

Depois do encontro, as escolas públicas aqui do DF vão receber um circuito de apresentações de mamulengos. As apresentações vão acontecer entre o final de maio e o início de junho, em todas as regionais de ensino.

Por: Ernandes Almeida

Foto: Acervo Iphan

Fonte: CB 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.