Dia nacional do diabetes reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar a doença

Doença pode ocasionar amputações e cegueira

O Dia Nacional do Diabetes (26 de junho) foi criado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A principal ideia dessa data é conscientizar os brasileiros sobre a doença, que afeta cerca de 15 milhões e setecentas mil pessoas no país (15,7 milhões). Os dados são da Federação Internacional de Diabetes, divulgados no ano passado.

O diabetes é uma das principais causas da amputação de membro inferior e no período de 2012 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação que envolviam pernas ou pés. Isso porque é comum no paciente diabético o chamado pé neuropático, caracterizado pela perda progressiva da sensibilidade.

Também é comum a doença causar a retinopatia diabética nas pessoas que deixam de ter um controle efetivo da glicemia. A lesão na retina ocular é uma das principais causas de cegueira na população mundial.

A diabetes, de acordo com a literatura médica, é provocada por distúrbios na produção ou atuação da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A falta da substância provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, gera a doença.

A enfermidade se manifesta de quatro formas. São elas: pré-diabetes que é uma condição bem inicial, quando a glicose já mostra anormalidade nos testes. Do tipo 1 acontece por uma doença autoimune, em que o corpo para de produzir insulina naquele momento (ou poucas horas e dias antes), e os sintomas são excessivos, como fome, sede intensa, perda de peso, visão embaçada, infecções urinárias, genitais e dores no corpo.

Nesse tipo, quando se repõe a insulina, o indivíduo fica bom rapidamente. O diabetes do tipo 2 é uma doença que mistura o hereditário com o ganho de peso e vai surgindo de forma muito lenta na vida e é completamente assintomático ou pouco sintomático. Já o diabetes gestacional é aquele que aparece por causa da gravidez. Em geral, são mulheres obesas, que têm histórico de pais com diabetes tipo 2.

Por: Ernandes Almeida

Foto: Marcelo Casal – Agência Brasil