Eleições 2022: 30 mil eleitores do DF estão com título cancelado

Primeiro turno ocorre em 2 de outubro. Tribunal Superior Eleitoralestá disponibilizando resolução de pendências ate 4 de maio; veja como regularizar ou tirar 1ª via

Por não justificarem o não comparecimento às urnas nas três últimas eleições, mais de 30 mil eleitores do DF tiveram títulos cancelados, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF).

Portanto, esses eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar o documento ou solicitar a primeira via para estar apto a votar no pleito de 2022.

Pendências como a transferência de domicílio eleitoral ou justificar a falta nas três últimas eleições, podem ser realizadas até maio, já que o primeiro turno das eleições ocorre em 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, será realizado em 30 de outubro.

No Distrito Federal, as solicitações de atendimento, são feitas exclusivamente pela internet, pelo sistema Título-Net.É importante solicitar a primeira via ou regularizar o título de eleitor o quanto antes, para evitar contratempos, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como solicitar a 1ª via ou regularizar o título de eleitor

No DF, o TRE-DF suspendeu o atendimento presencial por tempo indeterminado em decorrência do aumento de casos de Covid- 19. O cidadão que irá tirar o documento pela primeira vez precisa informar, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Logo depois, no próximo passo, é necessária a digitalização dos seguintes documentos para a solicitação:
• Uma foto (selfie) segurando um documento de identificação oficial com foto;
• Comprovante de residência atualizado;
• Para homens de 18 a 45 anos, é necessário enviar certificado de quitação de serviço militar.

Seguindo a seqüência de informações, na página seguinte, em “Título de Eleitor”, é preciso que o usuário marque a opção “não tenho” ao solicitar a primeira via, é que marque a opção “não tenho” a prosseguindo assim com o atendimento. Após o envio dos dados e o acompanhamento da solicitação que pode ser feito também pelo site, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Para os eleitores que querem regularizar o título eleitoral, basta acessar o portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título, e verificar as pendências junto à Justiça Eleitoral. Em seguida, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização acessando o sistema Título-Net, solicitando requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Por: Luiza Frazão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *