Ensino em casa é aprovada na Câmara dos Deputados

Pela proposta de autoria de autoria do governo federal, permite aos pais optar pelo ensino doméstico

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2.401/19 que permite que os pais eduquem seus filhos sem a necessidade de enviá-los à escola. A prática é conhecida como homeschooling.A proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu 264 votos favoráveis e 144 contra. Devido à falta de uma lei específica de regulamentação desse tipo de ensino, em 2018, o Supremo Tribunal Federal proibiu a prática do homeschooling no Brasil.

A modalidade ganhou destaque durante a pandemia da covid-19, quando os estudantes tiveram que assistir as aulas via internet devido isolamento. Com isso, muito se falou sobre a implementação da modalidade como forma de ensino no país.Depois da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta foi bem aceita pela oposição e incluída na pauta do plenário através de requerimento de urgência.

O texto de autoria do governo federal determina que os pais formalizem junto ao Ministério da Educação, a escolha pela educação em casa. A pasta será a responsável por fiscalizar e cobrar o desempenho do aluno.O plano pedagógico individual que corresponde ao ano letivo também será de responsabilidade do órgão. O estudante na modalidade será submetido anualmente à avalição de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do MEC.

O controle de frequência nas atividades será feita pelas unidades de ensino credenciadas em que os alunos estão devidamente matriculados. Agora o Projeto de Lei segue para o senado, onde também passará por análise.

Fonte: CB
Por: Francisco Lima
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.