Guará terá fim de semana com operação anticrimes

Quinto Mandamento estará na cidade para ações de monitoramento, apreensão de drogas e combate à violência

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) preparou uma edição especial da Operação Quinto Mandamento pelos 52 anos do Guará, a partir desta sexta-feira (7). O lançamento ocorrerá na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), às 19h, com a presença do secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo, e representantes das forças de segurança. As equipes estarão na região até domingo (9).

“A operação foi pensada para integrar as ações estratégicas da SSP, em conjunto com as forças de segurança, para que os índices criminais no DF permaneçam em queda”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Sob a coordenação da SSP, a operação reúne integrantes das polícias Militar e Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A coordenação e o contato com as instituições participantes são feitos pela Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), também da SSP.

De acordo com o secretário, as regiões administrativas são escolhidas com base em análises e avaliações de resultados semanais. “São os levantamentos das subsecretarias de Inteligência [SI] e de Gestão da Informação [SGI] que direcionam as ações em todo o DF, de forma precisa, a partir do mapeamento dos dias, horários e locais de maior incidência criminal”, explica.

Policiamento

“As ações da Quinto Mandamento independem das atividades ordinárias realizadas de forma rotineira pelo 4º Batalhão”Coronel Jorge Eduardo Naime, chefe do Departamento Operacional da PMDF

As ações ação no Guará compreendem policiamento ostensivo e repressivo – a pé e motorizado –, com a abordagens pessoais e veiculares. Policiais militares e civis atuarão em planejamentos próprios com alternância de policiamento nas principais vias, comércio e locais determinados, em apoio aos pontos de bloqueio instalados pelos órgãos de trânsito, como Detran, DER e Comando de Policiamento de Trânsito, da PMDF.

“Durante as abordagens pessoais, será possível também consultar se há mandados de prisão em aberto”, esclarece o titular da 4ª Delegacia de Polícia, delegado Anderson Espíndola. “A Quinto Mandamento é de extrema importância para a região, e atuaremos, principalmente, naqueles pontos mais sensíveis, com maior incidência criminal.”

Para reforçar as demandas relacionadas à apreensão de armas e drogas, a operação também conta com a seção de Cinofilia do Departamento de Operações Especiais (DOE), da PCDF, e do Batalhão de Cães (BPCães), da PMDF.

Fim de semana

“Estaremos durante todo o final de semana no Guará, atuando com nossos militares no policiamento ostensivo, realizado pelo batalhão da área, e também repressivo, a partir de nossas tropas especializadas, como Rotam [Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas] e Patamo [Patrulhamento Tático Móvel]”, especifica o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Jorge Eduardo Naime. “Importante lembrar que as ações da Quinto Mandamento independem das atividades ordinárias realizadas de forma rotineira pelo 4º Batalhão”.

Para a administradora regional do Guará, Luciane Quintana, a ação reflete de forma significativa na qualidade de vida e bem-estar da população. “A presença e a escuta ativa da pasta [de Segurança Pública] quanto às nossas demandas, seja no recolhimento de carcaças, seja no combate ao crime, reforçam o comprometimento da gestão Ibaneis Rocha com o Guará, e nós só temos a agradecer a parceria e o empenho em cuidar da nossa população”, declara.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *