Ibaneis anuncia novas UPAs, reforma de hospitais e asfalto

Governador do DF cumpriu agenda no Gama, neste sábado (18/01/2020). “Saúde segue como prioridade”, disse

MIRELLE PINHEIRO / METRÓPOLES

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, neste sábado (18/01/2020), que decidiu incluir no pacote que prevê a construção de sete Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) a do Setor de Indústrias do Gama. Ela vai funcionar no lugar de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), cujas obras estão paradas desde 2016.

A UPA do Gama será construída no Setor de Indústria, QI 7, Lote 3. As outras regiões que serão beneficiadas são: Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires. Elas se somarão às já existentes, totalizando 13 unidades no DF.

Cada unidade terá área construída de 1.029 metros quadrados e a estimativa inicial de preço das sete unidades é de aproximadamente R$ 34 milhões, mas o valor final pode ser menor, dependendo da proposta oferecido pela empresa vencedora ao fim do processo.

“Precisamos avançar. O hospital do Gama, por exemplo, estava sucateado, completamente abandonado. Vamos construir a UPA primeiro e depois reformar o hospital. Vamos cuidar primeiramente das Upas para proporcionar um maior atendimento para a população”, explicou.

O governo também promete construir mais hospitais nas regiões administrativas. “Faremos um hospital no Guara e o materno-infantil em Ceilândia. Temos convicção de que ainda não chegamos onde queremos, mas a saúde segue sendo prioridade do governo”, concluiu o governador

Upas
As UPAs são o caminho para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, casos de pressão e febre alta, fraturas e cortes e exames como raio-x, eletrocardiograma e demais procedimentos laboratoriais.

Nesses espaços são ofertados serviços de média e alta complexidades, como se fosse o meio-termo entre a UBS e os hospitais. O que determina a ordem de atendimento é a gravidade do risco, e não a posição de chegada.

O funcionamento em todas as seis unidades do DF (Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho e São Sebastião) é 24 horas por dia. Elas são administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

Asfalto
Ibaneis esteve no Gama para lançar projeto de recuperação do asfalto da Avenida dos Pioneiros. “A licitação dessa obra vem acompanhada de um conjunto de outras, como das calçadas e gramados e também da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e da rodoviária do Gama, que era um pedido da população”, destacou

O trecho de 3,8 km, que será executado pela Novacap, fica entre a Avenida Contorno e a Via SC-5. Além do pavimento, serão feitas faixas de rolamento e baias de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *