‘Portinari ilustrador’: embaixada da Itália, em Brasília, mostra obras inéditas do artista

Exposição abre para o público nesta terça-feira (15) e vai até 27 de março, com entrada gratuita. Ao todo, são 28 ilustrações.

A Embaixada da Itália em Brasília abre para o público, nesta terça-feira (15), uma exposição inédita com 28 obras de Candido Portinari. A mostra “Portinari ilustrador” vai até 27 de março e traz gravuras de um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX, com entrada gratuita

São obras originais que fazem parte de diversas fases da vida de Portinari, e onde ele usou diferentes técnicas. Entre os itens expostos na sala Nervi, estão, desde um retrato do pai do artista, até cartões de Natal, uma gravura do quadro “Retirantes” e ilustrações dos livros “Memórias póstumas de Braz Cubas” e “O Alienista”, de Machado de Assis.

Um painel ainda reúne oito gravuras do livro “Menino de engenho”, de José Lins do Rego. Nesta segunda-feira (14), convidados participaram de um evento em comemoração à abertura da mostra.

“Temos a honra de receber as obras do grande mestre Portinari, cujo relacionamento com a Embaixada da Itália, que estava no Rio, remonta ao início de sua carreira. Estamos todos profundamente gratos a seu filho, João Candido, diretor do Projeto Portinari, pela generosidade com que decidiu compartilhar sua coleção pessoal de gravuras de seu querido pai”, disse o embaixador Francesco Azzarello.

Fonte: G1

Por: Redação

Foto: Paulo Victor Lago e Pedro Felipe De Sousa Magalhães 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.