Receita Federal alerta para novo golpe contra pessoas em processo de declaração do IRPF

Na mais nova tentativa de golpe, alertada pela Receita Federal, os criminosos se passam pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco. A prática ilícita acontece por e-mail. Os criminosos enviam o texto eletrônico e tentam convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição.

Para dar mais credibilidade, são utilizadas, até mesmo, imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br. Apesar do alerta da Receita Federal não há, ainda, por parte do órgão, dados sobre o número de pessoas que receberam o e-mail falso e sobre quem foi lesado. O que já se sabe, além do link malicioso, é que o falso serviço envolvia o pagamento instantâneo brasileiro.

Na mensagem, os criminosos informam recebimento da restituição via Pix e o link disponível encaminhava um falso comprovante de recebimento.Foi então que a Receita Federal considerou importante reforçar que não envia e-mails ou alertas que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar toda informação recebida nos canais oficiais. O site é gov.br/receitafederal

O prazo para enviar a declaração de 2022 termina no dia 31 de maio

Por: Ernandes Almeida

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.