STF: Mendonça assume no próximo dia 16/12
André Mendonça foi aprovado na última quarta-feira para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, em substituição a Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.
Por Rebeca Rabêlo
Mendonça foi aprovado por 47 votos a 32, em votação secreta pelo plenário do Senado.A sabatina durou mais de sete horas. Nela, Mendonça se comprometeu a defender a democracia e respeitar as instituições democráticas, em especial a independência e harmonia entre os poderes da República e a separação entre sua fé e atuação pública.
Para André Mendonça o Judiciário deve atuar como agente pacificador dos conflitos sociais e garantidor da legítima atuação dos demais poderes, sem ativismos ou interferências.
O novo ministro é Pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília e pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, foi Advogado-Geral da União de janeiro de 2019 a abril de 2020, quando foi nomeado ministro da Justiça. Em março de 2021, voltou a chefiar a AGU.
O STF anunciou que a posse do novo ministro deve acontecer no próximo dia 16 de dezembro, às 16h. A data foi definida após reunião entre o novo ministro e o presidente da Corte, Luiz Fux.
Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo